Quem somos

Fazenda ELGE se dedica à criação do Nelore da Linhagem Lemgruber desde 1998, quando seu fundador, Ricardo Augusto Alonso, iniciou uma franquia selecionando animais em parceria com a Fazenda Mundo Novo - Nelore Lemgruber.

A escolha dessa linhagem se deu pelo fato de seus animais, serem adaptados a pasto, rústicos, dóceis, pesados e de boa habilidade materna.

A linhagem entrou no Brasil em 1878 através de Manoel Ubelhart Lemgruber proprietário da Fazenda Santo Antônio no município de Sapucaia-RJ, que importou do zoológico de Hamburgo alguns animais da raça Nelore do tipo Ongole. Esse pequeno lote era composto pelo touro Hanomet e as vacas Vitória e Golconda. E assim foi feita a introdução do Nelore no território Nacional.

Ainda hoje, a linhagem é mantida por um descendente da família Lemgruber que é o Sr. Paulo Lemgruber, em Carmo no Estado do Rio de Janeiro. Outros criadores também se interessaram pela linhagem e deram expansão a ela dentre eles estão a família do Sr. Geraldo de Paula em Curvelo-MG e a família Cardoso que foi quem, a partir de 1974 deu grande impulso à linhagem estabelecendo critérios rígidos de seleção com aferições para ganho de peso e rusticidade.

Hoje a linhagem é reconhecida por ser uma opção de sangue dentro da raça Nelore e está presente num grande percentual de animais das Centrais de Inseminação.

 

CRONOLOGIA

  • 1979 – Norte de Minas com cria, recria e engorda;
  • 1998 – Início parceria com fazenda Mundo Novo - Nelore Lemgruber;
  • 1998/99 – Princípios de seleção da fazenda Mundo Novo;
  • 2002 – Término da franquia;
  • 2002/2003 – Mudança do gado P.O. Tocantins;
  • 2014 – Mudança do gado P.O. para Dois Irmãos do Buriti-MS
  • 2017 - Primeiro Dia de Campo sob a gestão de Guta Alonso
6.jpg